A parceria do município de Criciúma com o Núcleo Telessaúde UFSC tem trazido inúmeros benefícios ao sistema de saúde da cidade mais populosa do sul catarinense. Desde dezembro de 2023, foram realizadas 2.055 teleconsultorias entre médicos da atenção básica e médicos especialistas, evitando 1.538 encaminhamentos desnecessários em sete especialidades diferentes. Estes são apenas alguns dos resultados alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma nesses quatro meses de implantação da Teleconsultoria, serviço oferecido gratuitamente pelo Núcleo Telessaúde UFSC por meio do STT – Sistema de Telemedicina e Telessaúde.  Nesse período foi possível qualificar as ações e aumentar a resolubilidade da atenção básica, reduzir e priorizar a fila de encaminhamentos a especialistas e otimizar o tempo dos profissionais de saúde e a aplicação dos recursos públicos.

“A Teleconsultoria trouxe agilidade no acesso do médico da Saúde da Família ao médico especialista. Com isso conseguimos, inclusive, redução do tempo nas consultas com especialistas, já que o paciente com uma avaliação inicial já vem em consulta presencial com seus exames prontos”, explica Larissa Alves, Gerente da Atenção Especializada de Criciúma. 

Os benefícios da Teleconsultoria também impactam no financeiro, tanto para os pacientes quanto para a Atenção Primária à Saúde. Todas as despesas nos processos de solicitação, inserção no sistema, regulação, agendamento, entrega de agendamento e transporte do paciente são reduzidos para uma avaliação por teleconsultoria. Outra vantagem é a diminuição do risco de exposição a agentes infecciosos em salas de espera dos ambulatórios.

A experiência da Teleconsultoria em Criciúma demonstra os benefícios que podem ser atingidos após apenas alguns meses de implantação do serviço. “A teleconsultoria proporciona ao município de Criciúma avanços para mais acesso à saúde. A plataforma nos trouxe parâmetros estabelecidos para qualidade, segurança e utilização, dentro da LGPD, trazendo benefício e segurança aos envolvidos”, complementa Larissa. Antonio Fernando Boing, coordenador de Teleconsultoria do Telessaúde UFSC, avalia que “A experiência de Criciúma é um exemplo de sucesso sobre como podemos aliar avanços no processo de trabalho e tecnologia para o bem da população. O acesso à atenção especializada é um desafio do SUS e o uso de teleconsultorias comprovadamente qualifica e agiliza esse acesso ao mesmo tempo em que apoia a atenção b ásica. Esperamos que outros municípios sigam o exemplo de Criciúma, do Estado de Santa Catarina e de outros municípios já parceiros dessa iniciativa para ampliar ainda mais essas soluções para o SUS”.

Para saber mais informações sobre a Teleconsultoria consulte o nosso site: telessaude.ufsc.br, na aba de “serviços” e clique em Teleconsultoria. Se você é um gestor municipal e se interessou pelo serviço para o seu município, entre em contato via e-mail no telessaude@contato.ufsc.br.