Confira abaixo as webpalestras que serão transmitidas na semana do dia 8 ao dia 12 de março:

AgendaWebs10e12deabril

 

Webpalestra de quarta (10/04), às 15h

A webpalestra “Gestão do Programa ‘Farmácia Viva’” será realizada com a participação da coordenadora do Programa Farmácia Viva e Centro Municipal de Práticas Integrativas do município de São Bento do Sul Ana Carla Koetz Prade.

Resumo: O “Farmácia Viva” é um dos programas de maior abrangência intersetorial dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) e vem conquistando espaço e adeptos no país. Devido à descentralização do programa e a necessidade de diretrizes norteadoras, experiências exitosas da gestão do “Farmácia Viva” inspiram e auxiliam os profissionais da rede a realizar a sua implantação. Esta webpalestra tem como objetivo contextualizar a gestão do “Farmácia Viva” na APS, utilizando como modelo o programa vigente no município de São Bento do Sul – SC, a sua evolução e os aspectos pertinentes à sua gestão.

Referências: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na atenção básica / Cadernos de Atenção Básica, n.31. Brasília; Ministério da Saúde; 2012. Lorenzi, Harri ; Matos, F. J. Abreu. Plantas medicinais no Brasil – 2ª ed. Ed. Plantarum. 2008.

Sobre a palestrante: Farmacêutica, especialista em Fitoterapia Clínica, coordenadora do Programa Farmácia Viva e Centro Municipal de Praticas Integrativas (CEMPICS) do município de São Bento do Sul.

Webpalestra de sexta (12/04), às 15h

A webpalestra “Febre amarela em Santa Catarina: manejo dos casos suspeitos e vacinação” será realizada com a participação de Marise da Silva Mattos, médica infectologista da Gerência de Vigilância de Zoonoses e Entomologia da DIVE/SC, e Lia Quaresma Coimbra, gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da DIVE/SC.

Resumo: Santa Catarina confirmou o primeiro caso humano de febre amarela contraído no estado, no município de Joinville, que evoluiu para óbito. Associada a essa situação, foi confirmada uma epizootia pela doença no município de Garuva. Esta webpalestra tem como objetivo dialogar sobre a suspeição e o manejo clínico dos casos, assim como a intensificação da vacinação da população.

Sobre as webpalestras

Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas e sextas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e profissionais de saúde.

Para participar, é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde SC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado). Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde SC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma, onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. As webpalestras ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão da webpalestra. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.

Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.