Iniciando o cronograma de webpalestras de outubro, o tema abordado essa semana será a Prevenção Quaternária na APS: menos intervenções desnecessárias no cuidado. O objetivo da atividade é debater o conceito de Prevenção Quaternária, desenvolvido por Marc Jamoulle nos anos 90, que hoje é utilizado para evitar que pessoas sofram com a hipermedicalização, sobrediagnósticos e tratamentos desnecessários. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado!

04-10_webpalestras-Prevenção-Quaternária

Webpalestra de quarta (04/10), às 15h
A webpalestra “Prevenção Quaternária na APS: menos intervenções desnecessárias no cuidado” será realizada com a participação do médico da família e comunidade Paulo Poli.

Resumo: Você já parou para pensar que muitas vezes as intervenções em saúde podem ser desnecessárias e gerar mais prejuízos que as próprias doenças! É sobre isso que falaremos nessa webpalestra. O conceito de Prevenção Quaternária, desenvolvido por Marc Jamoulle nos anos 90, hoje é utilizado para evitar que pessoas sofram com a hipermedicalização, sobrediagnósticos e tratamentos desnessários. Vamos debater como aplicar esse conceito no contexto brasileiro, considerando o dualismo entre o SUS e a saúde suplementar.

Sobre o palestrante: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (2001), residência em Medicina de Família e Comunidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, 2004), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) com estágio de doutorado em Antropologia Médica na Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha, 2009-2010). Atualmente é professor do Departamento de Saúde Comunitária da UFPR e atua como médico e diretor na Tempo Medicina de Família.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

 

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

 

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.