Dando continuidade ao cronograma de webpalestras de outubro, o tema abordado nesta semana será o “Rastreamento do Câncer do Colo do Útero na APS: Aprimorando estratégias de adesão”. O objetivo da atividade é conversar sobre estratégias para o rastreamento do câncer do colo do útero na APS, com especial atenção à promoção da autonomia da mulher e a avaliação ginecológica e realização do exame de rastreamento seguindo as melhores evidencias, mas oferecendo um espaço acolhedor, empático, de escuta e respeito. Compartilhe o convite, conecte-se na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com a palestrante convidada!

web 11-10

Webpalestra de quarta (11/10), às 15h
A webpalestra “Rastreamento do Câncer do Colo do Útero na APS: Aprimorando estratégias de adesão” será realizada com a participação da enfermeira obstetra Laura Denise Reboa Castillo.

Resumo: Nesta webpalestra, conversaremos sobre estratégias para o rastreamento do câncer do colo do útero na APS, com especial atenção à promoção da autonomia da mulher e a avaliação ginecológica e realização do exame de rastreamento seguindo as melhores evidencias, mas oferecendo um espaço acolhedor, empático, de escuta e respeito. Abordaremos não apenas os aspectos clínicos do rastreamento baseados em evidencias, mas também a importância da comunicação sensível, gentil e eficaz, centrada na pessoa no atendimento ginecológico. Acreditamos que a abordagem centrada na mulher a coloca como protagonista e fortalece sua capacidade de tomar decisões informadas sobre saúde.

Sobre o palestrante: enfermeira especialista em Obstetrícia, Saúde da Família e Gestão da Clínica; mestranda pela UFSC; servidora pública, atua na Secretaria Municipal de Florianópolis no Departamento de Integração Assistencial na Área técnica da Saúde da mulher e Criança.

Sobre as webpalestras
Webpalestras são palestras virtuais realizadas todas as quartas-feiras com temas atuais demandados pelos serviços e pelos profissionais de saúde da APS. Para participar é necessário ter cadastro ativo na plataforma (STT) do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado ou aqui para saber como se cadastrar – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).
Nossas webpalestras são um serviço consolidado. Já contabilizamos mais de 100 mil participações de profissionais de saúde de todo país! E contamos com um acervo com centenas de videoaulas já realizadas, confira aqui.

Como participar da transmissão ao vivo
1. Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o link https://tele-educacao.telessaude.ufsc.br/.
2. Após efetuar o login, as webpalestras estarão dentro da aba “Webconferência”. Basta acessar a atividade em destaque em “Ao vivo”.
3. Veja a arte abaixo com as orientações para preenchimento da lista de presença.

TelessaúdeUFSC_STT2_Acessar-webconferências

Certificado de participação
Todo profissional que participar ao longo do ano de, no mínimo, 10 (dez) transmissões ao vivo de webpalestras e registrar corretamente a presença na lista, com o login através do STT, receberá o certificado de participação emitido pela equipe de Tele-educação. Esse certificado é encaminhado diretamente ao e-mail do profissional no início de cada ano. Não é feita a emissão de certificado de participação para atividades avulsas.