Esta semana daremos continuidade às atividades de Tele-educação sobre intoxicação por agrotóxicos. Neste webseminário vamos apresentar maneiras de quando e como realizar a notificação de intoxicação por agrotóxicos. Depois, abordaremos a importância do diagnóstico correto e precoce e apresentaremos evidências científicas sobre o tema. Compartilhe o convite deste webseminário, se conecte com a gente na data e horário marcados, e participe para tirar suas dúvidas com o palestrante convidado!

websem 2

Webseminário (23/06), às 15h

O webseminário “Intoxicação por agrotóxicos: notificação, diagnóstico e tratamento” será realizado com a participação da professora Drª. Cláudia Regina e do médico pneumologista Pablo Moritz.

Resumos: 

Parte 1: A importância da notificação correta e oportuna dos casos de intoxicação

Apresentação da epidemiologia dos registros envolvendo agrotóxicos em SC, com enfoque sobre quais informações são importantes e também sobre a notificação (quando e como realizar).

Parte 2: Diagnóstico precoce e correto para o tratamento dos casos de intoxicação por agrotóxicos

Abordar a importância do diagnóstico precoce e correto para o tratamento dos casos de intoxicação por agrotóxicos, a partir de uma revisão das diretrizes do Ministério da Saúde sobre intoxicações agudas por agrotóxicos e das evidências científicas relacionadas à toxicidade crônica.

Sobre os convidados: 

Cláudia possui graduação em Farmácia (UFSC), mestrado em Farmácia (USP) e doutorado em Toxicologia e Análises Toxicológicas (USP). Atualmente é professora de Toxicologia para os Cursos de Graduação em Farmácia e Medicina, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde e Mestrado Profissional em Farmacologia da UFSC. É responsável pelo Setor de Toxicologia da Divisão de Análises Clínicas do HU-UFSC e supervisora do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC).

Paulo Moritz é médico pneumologista do Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox), mestre em ciências médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Como participar

Para participar da realização ao vivo dos webseminários é necessário ter cadastro ativo na plataforma do Telessaúde UFSC (clique aqui caso ainda não seja cadastrado – ATENÇÃO: o cadastro deve ser realizado 24 horas antes do evento que se deseja participar).

Na data e hora do evento de interesse e com login e senha, o profissional cadastrado deve acessar o site do Telessaúde UFSC, clicar no botão (verde) login e, na nova janela, inserir as suas informações de acesso dentro da caixa ‘Acesso restrito’ (lado direito da tela). Após efetuar o login, será aberto o ambiente restrito da nossa plataforma (STT), onde estão à disposição do profissional os nossos serviços. Os webseminários ficam dentro do ícone de uma webcam (webconferência). Ao clicar, o profissional será direcionado para uma lista de atividades já realizadas, onde pode consultar os slides e o vídeo disponíveis dessas atividades. No canto inferior direito da tela, estará aparecendo uma janela indicando o próximo evento que será realizado. Basta clicar em ‘Entrar’, preencher a lista de presença e confirmar o acesso à sala virtual onde ocorrerá a transmissão do webseminário. A lista de presença deve ser preenchida caso quem efetuar o login esteja acompanhado de outros profissionais da equipe.