O Núcleo Telessaúde UFSC e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis completaram um ano de parceria reunindo representantes das duas instituições para avaliar os resultados alcançados. Desde janeiro de 2023, foram criados 22 fluxos de teleconsultorias de apoio matricial, além da estruturação de cursos para educação permanente em saúde e o aumento no uso dos serviços de telediagnóstico. A parceria une a capital catarinense, que é referência em Atenção Primária à Saúde, com o Telessaúde UFSC, núcleo reconhecido nacionalmente pelo trabalho realizado em saúde digital no setor público.

Postagem_NoticiaFloripa

Há pouco mais de um ano, Florianópolis precisava melhorar a organização e a comunicação dos fluxos de matriciamento que já eram realizados entre as diferentes especialidades médicas, odontológicas e as equipes multiprofissionais no município. Procurado, o Telessaúde UFSC propôs o uso do STT como plataforma para padronizar a comunicação de maneira segura e a criação de fluxos de teleconsultorias para o apoio matricial. 

Um dos diferenciais do Telessaúde UFSC é a disponibilização da plataforma digital pública STT, criada e mantida pela UFSC em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, que reúne todos os serviços ofertados de telessaúde e telemedicina. “Há um ano oferecemos suporte e mediação para as atividades de matriciamento da APS em Florianópolis, em ambiente virtual seguro e organizado para inserção das interações entre os profissionais da rede”, explica a professora Maria Cristina Calvo, coordenadora do Núcleo Telessaúde UFSC.

Resultados

Em 2023, foram realizadas 3.084 teleconsultorias em 22 fluxos de encaminhamento ou matriciamento, que oportunizaram aos profissionais da APS o apoio de profissionais de nível especializado na tomada de decisão para o melhor acompanhamento de pacientes. Esse apoio permitiu o manejo seguro de 56,67% dos casos na atenção básica, evitando encaminhamentos desnecessários para filas de espera. 

Com a parceria, outros serviços também atingiram marcas importantes em 2023. Foram contabilizados mais de dez mil exames laudados via Telediagnóstico e 1.025 participações em atividades de Tele-educação, além da parceria na elaboração da Trilha de Aprendizagem dos Trabalhadores da Secretaria de Saúde de Florianópolis. A coordenadora do Telessaúde UFSC complementa: “Esperamos que esse trabalho permita uma parceria sólida e profícua, que melhore o acesso e a qualidade dos serviços de saúde para os usuários do SUS.” 

A SMS de Florianópolis conta agora com dois técnicos responsáveis por planejar as ações de saúde digital no município: os profissionais Cecília Ribeiro Ramos e Samuel do Nascimento Ponce, que foram apresentados à equipe do Telessaúde UFSC na reunião de avaliação dos resultados do primeiro ano de parceria, no dia 6 de fevereiro.