Conjunto de cursos planejados pela Escola de Saúde Pública começarão a ser ofertados no primeiro semestre de 2024

Os profissionais da saúde vinculados à Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) terão à sua disposição uma nova ferramenta de educação permanente a partir do próximo ano. O projeto “Trilha de Aprendizagem dos Trabalhadores da Secretaria de Saúde de Florianópolis” é um conjunto de cursos planejados pela Escola de Saúde Pública (ESP) e desenvolvidos em parceria com o Núcleo Telessaúde UFSC. O anúncio do lançamento do projeto aconteceu durante a 6ª edição do Prêmio de Boas Práticas em Saúde de Florianópolis, no dia 13 de dezembro.

Evento de lançamento da Trilha de Aprendizagem

[esq-dir] Thais Titon (ESP-SMS), Edenice Silveira (ESP-SMS), Fernanda Manzini (ESP-SMS), Mick Lennon Machado (Telessaúde UFSC), Josimari Telino (Telessaúde UFSC), Cristina Pires Pauluci (Secretária Municipal de Saúde de Florianópolis), Cristina Calvo (coord. Telessaúde UFSC), Alessandra de Quadra Esmeraldino (coord. ESP-SMS)

O primeiro curso da Trilha, intitulado “Módulo 1 – Introdutório”, será ofertado no início de 2024. Serão 19 aulas, distribuídas em cinco Unidades de Aprendizagem que abordarão os princípios, diretrizes e funcionamento do Sistema Único de Saúde, a organização da Rede de Saúde de Florianópolis, e aspectos da informação em saúde, da gestão do trabalho e da educação em saúde, além de conceitos e estratégias para qualificação do trabalho e da formação dos trabalhadores no SUS. Os demais módulos serão desenvolvidos ao longo do próximo ano. A meta é que os cerca de 3 mil profissionais de saúde vinculados à PMF realizem as capacitações e que a Trilha seja incluída no processo de ingresso ao serviço público municipal.

Josimari Telino, coordenadora de Telediagnóstico e de Tele-educação do Telessaúde UFSC, ressalta a importância da articulação entre a equipe do Núcleo e a gestão municipal, o que possibilita o cumprimento de um dos pilares de atuação que é a educação permanente dos profissionais de saúde no SUS. “O município de Florianópolis tem um conjunto de trabalhadores engajados na oferta de serviço de qualidade, tanto nas Unidades de Saúde quanto na gestão, em especial a Escola de Saúde Pública. Estamos muito felizes com essa parceria e esperamos que sirva de inspiração para outros municípios”, acrescenta colocando o Telessaúde UFSC à disposição para colaborar com outros municípios que queiram implementar ações de educação permanente para atender as demandas locais.

Desde 2021 (após a retomada do serviço de Tele-educação), o Telessaúde UFSC capacitou mais de 700 profissionais que atuam na APS em Florianópolis. Os cursos ofertados são disponibilizados pelo Núcleo através do Moodle, com acesso via o Sistema Catarinense Integrado de Telemedicina e Telessaúde (STT). Todo profissional com cadastro ativo no STT pode realizar as atividades de educação permanente de forma gratuita, assíncrona e com auxílio de tutores.